quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lendas e Mitos da dança do sete véus



 Existem muitas lendas sobre a origem da dança dos sete véus como a que diz que era uma dança executadas por sacerdotisas em rituais religiosos em templos egípcios para a deusa egípcia Isis, assim ligando a dança dos sete véus com a histótia que a Deusa Egípcia do Amor, Hathor, distrai o Deus Sol, Rá, dançando para ele a dança dos sete véus, enquanto Ísis junta os pedaços de Osíris que estão espalhados pelo mundo.
Representação Deusa Inanna
 Mas a lenda que eu mais gosto e da deusa suméria Inanna.Nesse mito, a deusa desce ao submundo para encontrar seu amado, mas para isso deve passar por sete portas em sua jornada, em cada uma das portas ela deve entregar uma jóia ou um símbolo de sua realeza para que assim, quando ela chegasse lá embaixo estaria nua e indefesa, como qualquer mortal quando passa para outra vida.

Salomé com a cabeça de João Batista
 Claro que não posso deixar de citar Salomé, mesmo não sendo minha versão favorita, mas entre mitos e lendas nada deu mais fama a dança do sete véus do que a historia de Salomé.
No evangelho em  Mateus (14, 1-11) e Marcos (6,17-28), Salomé era filha de Herodes Filipe e Herodias e sobrinha e enteada de Herodes Antipas é citada como a principal responsável pela morte de João Batista.
Nos relatos Salomé dança para o seu padrasto em uma festa no palácio, Herodes fica tão encantado que promete lhe dar o que deseja.
Herodias que não gostava de João Batista, pois ele a acusava de adultério por ter abandonado seu marido Filipe para se juntar ao seu irmão Antipas, se aproveita da situação para influenciar sua filha a pedir a cabeça de Batista, Herodes cumpre sua palavra, mesmo não querendo pois João Batista era muito popular entre o povo e ele temia revolta, mas palavra dada era honra.

Claro o que se tem de informação sobre este assunto é somente em cima dos mitos conhecidos, é impossível saber como era a dança nessa época, o que se sabe é que era uma dança sensual e sinuosa.Não temos registros confiáveis de que a Dança do Ventre, que existia na antiguidade, é da mesma forma que se apresenta hoje, o que podemos afirmar é que a dança com o véu ganhou os palcos através da bailarina Samia Gamal ( ver artigo) ao incorporar o véu para melhora de expressividade com o braços.

Tenham um bom dia
Beijos.

Você curtiu desta publicação?
                     Então siga nosso blog CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário