quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A importância do alongamento

 Certamente esta é parte mais renegada por quem esta começando a praticar qualquer atividade física. Pensa-se que alogamento é bobagem, e o que importa é o exercicio em si, mas antes de começarmos qualquer atividade física, precisamos de uma boa sessão de alongamento. Não é bobeira, nem desculpa da sua professora para ‘gastar’ quinze minutos de aula... 



Pra que serve o alongamento?


 O alongamento é uma prática para aumento de flexibilidade muscular. As fibras musculares se estiram ampliando sua capacidade de movimentação e a mobilidade das articulações trabalhadas. Podemos dividir os alongamentos em dois tipos básicos:


1. Antes das atividades físicas: Usado como aliado dos exercícios para aquecer. Serve para preparar a musculatura para trabalho corporal que será dado. Você deve sempre dar mais ênfase nas regiões que serão mais trabalhadas. Não adianta alongar muito as pernas numa aula de braços e troncos.


2. Depois das atividades: Para relaxar a musculatura, realinhar as vértebras e tirar das articulações, todas as tensões promovidas pela atividade física. Deixa o corpo zeradinho para as próximas atividades.



Quais os principais benefícios?


1.     Promove maior consciência corporal.
2.     Reduz a tensão dos músculos e das articulações.
3.     Previne lesões musculares e articulares.
4.     Aumenta sua capacidade mecânica, com movimentos mais amplos e conscientes.
5.     Promove aumento de força, agilidade, velocidade e leveza.
6.     Alivia e previne dores existentes em músculos, articulações, tendões ou ligamentos.
7.     Ativa e melhora a circulação sanguínea.
8.     Combate o stress físico e mental.
9.     Auxilia a correção postural.
10.                       Melhora a capacidade de concentração e atenção.


Pros bailarinos, temos mais alguns benefícios significativos além desses:


1.     Melhora o equílibrio e a conscientização do eixo.
2.     Faz com que seu corpo seja capaz de executar movimentos antes impensáveis. (torções, saltos, acrobacias, spacattos, etc...)
3.     Melhora a execução dos movimentos, principalmente ondulatórios, deixando-os mais definidos e conscientes.

Alguns Alongamentos



Dicas Principais.

1. Cuidados personalizados: Sua professora precisa avaliar sua postura e suas particularidades físicas para saber se você precisa de algum alongamento especial ou se tem alguma restrição de exercícios. Além do que, o alongamento certo ajuda a corrigir erros posturais.

2. A respiração é sua maior aliada: Inspire sempre que for iniciar um alongamento e expire durante sua execução. Para conseguir um melhor resultado, cada vez que quiser ir mais além, inspire e expire novamente. Durante a permanência, que é o mais dolorido, inspire e expire constantemente de forma profunda. A oxigenação dos músculos ajuda no alívio do mal estar e relaxa o músculo para que ele consiga melhores resultados.





Você curtiu esta publicação?
                     Então siga nosso blog CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário