terça-feira, 24 de maio de 2011

Perguntas freqüentes relacionadas à Dança do Ventre.


Perguntas freqüentes relacionadas à Dança do Ventre.



Quando o assunto é dança do ventre surge varias perguntas, fiz um apunhado abaixo de perguntas mais populares sobre a dança do ventre, caso tenha outras perguntas é só entrar em contato através do blog.
Segue então as perguntas da galera:

Tem idade para aprender a dançar?
 - Algumas danças exigem que o bailarino seja treinado desde  muito cedo, mas na Dança do Ventre é comprovado que mulheres de qualquer idade podem aprender a dançar e são conseguir excelentes resultados!

Qual é a idade para começar?
 - O ideal é a partir dos 12 anos. O aprendizado para crianças, quando acontecer, deve ser lúdico e apenas a professora com crianças dentro da sala de aula. ( veja mais sobre Dança do ventre para crianças aqui)

Tenho mais de 35, será que é muito tarde para começar?
-Nunca é tarde para aprender. Apenas tome consciência que começando nesta idade, sua carreira como profissional fica limitada às exigências do mercado, mas nunca é tarde se for para ser um hobbie, uma diversão ou quem sabe aprender para quem sabe depois de uns anos comerçar a dar aulas.

É mais fácil aprender dança para quem é mais jovem?
-Não necessariamente. As vezes quem é mais jovem não tem a concentração necessária para as aulas e uma mulher mais madura está mais atenta ao seu corpo. Não existem regras fixas.

Precisa ser gordinha/magrinha para dançar Dança do Ventre?
-A Dança do Ventre aceita qualquer corpo, pois não é uma dança com grandes saltos e impactos. Mas acredito que quem deseja se tornar  bailarina profissional deve manter um corpo elegante e dentro do seu peso, pois a estética faz parte de seus cuidados, assim como o figurino, a maquiagem, etc. Já a bailarina amadora, não precisa se preocupar com isso, a Dança do Ventre quando praticada como hobbie, respeita muito bem o corpo feminino e suas características.
Em quanto tempo me torno profissional?
-A média do ensino no Brasil é de cinco anos, mas varia de acordo com a escola e com a própria bailarina. Como não temos uma metodologia regulamentada, as professoras e alunas devem ter muito bom senso na hora de assumir o profissionalismo. Você não se torna profissional da noite pro dia, é um processo gradativo e deve ser muito bem assistido.

Posso aprender a dançar pela internet?
-Aprender? não, mas aperfeiçoar sim! Para aprender é necessária a presença de uma professora, que orienta e cuida do seu corpo, mas os vídeos ajudam muito na hora de nos fazer lembrar como algum passo é executado para treinarmos os exercícios dados em aula! Nenhuma atividade física deve ser feita sem a supervisão de um profissional!

Há três meses freqüento as aulas, e não vejo resultados, devo desistir?
-Nunca desista! , por mais simples que possa parecer, a dança tem suas peculiaridades no aprendizado. O resultado não acontece e nem aparece de imediato ( veja mais aqui). Existe um tempo de maturação que depende de cada mulher. Algumas conseguem sentir os resultados em menos de um ano. Outras necessitam de tempo para sentir que algo já mudou; que seu corpo já responde automaticamente às nuances musicais. Lembre-se que o aprendizado de uma faculdade é de aproximadamente 04 a 05 anos. Por que os resultados de uma dança que mexe tanto com a estrutura da mulher teria que levar tão pouco tempo? É natural que você comece a sentir a diferença aos poucos. 

Quanto tempo eu levarei para estar dançando?
-Cada mulher tem um ritmo diferente. Umas aprendem mais facilmente, outras levam mais tempo. Em média, para estar dançando, tendo consciência e executando os movimentos básicos e tendo um pouco de percepção musical, leva-se um ano.

Meus movimentos são duros, meu corpo não responde, o que eu faço?
-O corpo tem um tempo certo de adaptação a este novo código de movimentos. Nada vai acontecer de uma hora para outra. Com o tempo e a prática seus movimentos vão se soltando devagar e quando você menos esperar estarão mais suaves e relaxados.

Acho que não vou conseguir nunca... !!
-No início tudo parece mais complicado, e executar com perfeição alguns movimentos parece cada vez mais longe. Mas não se preocupe, todas se sentem assim quando começam. Vai passar!

O que vem primeiro, o que é prioritário no aprendizado?
-Sua disposição para aprender é o principal, pois daí vem todo o resto. Paciência com você mesma, respeito por seus limites e a certeza de que é possível para todos, inclusive você.

 Qual a interferência energética que a Dança do Ventre exerce nos chakras?
- A Dança do Ventre trabalha no campo da Kundalini, que é a energia mais poderosa dos nossos centros de energia, equilibrando-a e movimentando-a. Como que em um efeito “dominó”, os demais centros de energia, ou seja os demais chakras também sofrem a interferência positiva do equilíbrio do chakra básico,  equilibrando-se também.

Não gosto de percussão, o que fazer?
-Geralmente não gostamos daquilo que não sabemos. Percussão sempre assusta no início, mas ela é extremamente necessária no aprendizado pois depois de algum tempo, sentindo a soltura do seu quadril e adquirindo uma bagagem maior de movimentos você vai perceber que o gostar pode estar relacionado com a familiarização da sua sensibilidade com relação ao toque percussivo. É uma questão de tempo.

Sou obrigada a aprender a dançar música clássica?
-Através de uma música clássica bem executada é que se conhecem as excelentes bailarinas. Este estilo requer sintonia fina com as nuances musicais, a emoção e toda uma gama de conhecimentos que se tornam visíveis quando você está em cena.


Você curtiu esta publicação?
                     Então siga nosso blog CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário